24 de mai. de 2013

SolarKiosK - Uma grande ideia para acabar com a escuridão na África

SolarKiosK é o primeiro quiosque do mundo 'alimentado' inteiramente por meio de energia solar ou, como chamam seus criadores, a empresa alemã SolarKiosk GmbH, uma “unidade de negócios autônoma”. 


Instalado no ano passado num vilarejo da Etiópia, um dos países mais pobres do mundo, ele vende de tudo: alimentos, pilhas, lanternas, bebidas, medicamentos, cartões para celular, entre outros produtos típicos de um posto comercial convencional. Seu diferencial, no entanto, reside da oferta de energia, limpa e renovável, produzida pelos painéis solares no teto. O sistema fornece eletricidade para uma geladeira que funciona como frigorífico comunitário e também para recarga de aparelhos celulares ou computadores.


Dependendo das condições do local, dá até para oferecer TV, internet e música. As luzes também fornecem uma alternativa mais segura e mais barata para as lâmpadas de querosene, que são frequentemente usadas por famílias da região e emitem gases perigosos.

O próximo passo é expandir o projeto para as regiões mais remotas de toda a África, onde 800 milhões de pessoas não têm acesso à energia. Cada um desses quiosques vai ser operado por um membro da comunidade local, que receberá treinamento específico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário