14 de mai. de 2013

Kubrick em uma ação de marketing para crianças há 50 anos atrás... Isso sim é um case, senhores!


O ano é 1968. A marca é a famosa rede de hotéis Howard Johnson, nos Estados Unidos. O produto é um menu infantil promocional. O filme é “2001: Uma Odisséia no Espaço”, dirigido por Stanley Kubrick, considerado até hoje uma das mais importantes referências do cinema.

Opa! Tem alguma coisa que não está batendo aí, não? Kubrick para crianças?! E ainda mais em um cardápio promocional de quase cinquenta anos atrás?


Pois é, um dos primeiros filmes a fazer uso proeminente de marcas reconhecidas na tela foi “2001: Uma Odisséia no Espaço”. Para mostrar como seria o mundo trinta e poucos anos depois, Kubrick contatou cerca de cinquenta empresas e pediu que pensassem em projetos que poderiam estar disponíveis no mercado no futuro.

O modelo de product placement praticado no filme foi em essência a exposição das logomarcas dessas empresas em determinadas situações para incrementar a verossimilhança da obra. Além da Howard Johnson, cuja marca aparece na estação espacial, ‘participam’ da obra de Kubkick companhias como IBM, Pan AM e American Express.



O menu infantil da Howard Johnson em formato de HQ parte do ponto de vista de duas crianças, Robin e Debbie, na premiére do filme. 

À medida que a trama avança, cresce nos dois o sonho de um dia - em 2001 - se tornarem um piloto de espaço e uma aeromoça. Um sonho promovido por quem mesmo? Ora, ora, Howard Johnson, senhores! 


E uma ação de branding dessa envergadura, vale ressaltar, pensada e produzida há 50 anos atrás, hem???







(Referência: io9)



Nenhum comentário:

Postar um comentário