16 de mai. de 2012

Gabriel Uchida, o fotógrafo da arquibancada

Desde 2009, o jornalista Gabriel Uchida toca com maestria o blog FotoTorcida. Lá ele uniu a fome com a vontade de comer, futebol e fotografia, suas duas paixões.



Gabriel carrega sua câmera toda semana para as arquibancadas e registra no blog flagrantes incríveis de paixão e desespero do torcedor, imagens que fogem das lentes da imprensa esportiva, de maneira geral. “Busco um lado humano, povão. Uma emoção. Uma cara bem feia.”



 Ele pastou para conseguir uma credencial para cobrir os jogos das arquibancadas, mas insistiu tanto que conseguiu, como conta nesse trecho de uma entrevista concedida recentemente para a Revista Imprensa: "Meu trabalho não é visto com bons olhos pelo pessoal da ACEESP, por retratar um lado que muitos não gostam, que é o de torcidas organizadas sendo retratadas de uma forma diferente do que a imprensa em geral mostra, dando voz aos torcedores na forma de imagens. Quando eles não tinham mais nenhum argumento, eles vieram com essa de que 'o trabalho não era jornalístico'. Felizmente, com a ajuda de alguns amigos, a credencial saiu".





Convencer os torcedores também não foi fácil... "A herança negativa da imprensa dificulta. Em geral, o torcedor não gosta de jornalista. Tive que chegar calmo, conversar, saber em que momento abaixar a câmera porque fico no espaço que é do torcedor e não da imprensa. Isso tem que ser respeitado".




Abaixo, mais alguns belíssimos registros do blog, que já foi direto para o meu 'Favoritos'!






Um comentário: