13 de fev. de 2012

Criador e Criatura

O solitário homem que ousa parar tanques de guerra nos protestos em Tiananmen Square, China, em 1989. A imagem das torres gêmeas do World Trade Center no exato momento em que foram atingidas. Ou, mais recentemente, a menina afegã de olhar triste que foi capa da revista National Geographic. São imagens que, provavelmente, muitos de nós conseguirão se recordar com facilidade, mas poucos saberiam dizer quem são os fotógrafos-autores. Pelo menos, até agora...



Percebendo essa deficiência, o também fotógrafo Tim Mantoani decidiu iniciar o projeto "Behind Photographs: Archiving Photographic Legends" que acaba de resultar em um livro de mesmo nome.


A intenção de Tim foi retratar os autores destas imagens tão conhecidas, revelando quem são e mostrando para as pessoas que as fotografias não nasceram por acaso ou simples questão de sorte. "São frutos de uma vida inteira de trabalho e dedicação destes profissionais, os quais permanecem anônimos para a maioria da população".



Em "Behind photographs", foi pedido a todos os fotógrafos que fizessem uma pequena legenda que descrevesse o seu momento histórico.

— Alguns foram sintéticos e outros foram mais descritivos, mas todas as legendas revelam um pouco da personalidade desses mitos — diz Mantoani.


O livro tem 158 fotos tiradas com uma Polaroid 20x24 e custa $ 99,00. Tim Mantoani ainda planeja exibir todas as imagens em uma exposição.Tomara que consiga!

(Referência: Obvious)

Nenhum comentário:

Postar um comentário