19 de dez. de 2011

Unbound - Você decide se vai virar livro

Um escritor interessado em publicar um livro divulga uma ideia no site. Os leitores podem apoiar a ideia e contribuir com pequenas quantias financeiras para a viabilidade da produção do livro. Essa é a premissa do Unbound, uma plataforma de crowdfunding para escritores.


A iniciativa é de John Mitchinson, nome bem conhecido no mercado editorial e na televisão inglesa. Foi um dos diretores da cadeia de livrarias Waterstone, passou por várias editoras e hoje dirige um programa de sucesso na BBC. Mitchinson abraçou a ideia 'a partir da frustração com o mundo editorial, tal como atualmente está estruturado'. "Acho que deve haver um modo melhor de publicar livros e isso passa por deixar os leitores terem um papel mais ativo nessa decisão. O problema fundamental com o mundo editorial é que este evoluiu para não ter contato direto com os leitores. Evoluiu para ser uma indústria de serviço para os vendedores de livros”.

Kate Mosse (Trilogia Languedoc), Tibor Fischer (Adoro Morrer), finalista do Man Booker Prize, e Terry Jones, um dos Monty Python, são alguns dos adeptos ilustres do projeto que, por enquanto, tem 5.500 inscritos, com diferentes níveis de apoio. O apoio “básico” custa 10 libras e o investidor tem seu nome inscrito nos créditos e pode verificar o andamento da obra e lê excertos exclusivos. O investimento de 250 libras dá direito a dois convites para a festa de lançamento, almoço com o autor, além das duas primeiras edições com dedicatória.

O vídeo abaixo explica o projeto em detalhes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário