25 de mai. de 2011

The Voice Project - Uma corrente de covers musicais em prol da paz na África

O Voice Project teve origem num movimento de mulheres africanas que pretendiam chamar a atenção do mundo para uma guerra que há mais de 25 anos assola o sul do Sudão, norte de Ruanda e no Congo, onde tem sido praticadas verdadeiras atrocidades e crimes contra a humanidade, com milhares de vítimas. Muitas destas mulheres foram violadas ou perderam filhos, raptados pelos senhores da guerra envolvidos neste conflito de raízes étnicas.


A grande virtude do projeto está na forma como funciona. Trata-se de uma corrente musical de covers entre artistas de todo o mundo. Algumas canções interpretadas por estas corajosas mulheres foram o primeiro elo da cadeia; em seguida, um artista A fez um cover de uma música de um artista B que ele mesmo escolheu; o artista B, por sua vez, aceitou o desafio e fez um cover de uma música de um artista C, e assim sucessivamente...


Todas as versões ficam registradas em vídeo no site do projeto, onde qualquer pessoa pode fazer uma doação. Já foram arrecadados mais de US$ 50 mil e foram gerados mais 3 milhões de views no Vimeo. Segundo a última edição da Fast Company, ainda este ano será lançado um cd e um dvd.


The Voice Project from The Voice Project on Vimeo.

Confira abaixo alguns belos momentos registrados por meio dessa iniciativa:


Peter Gabriel » Tom Waits from The Voice Project on Vimeo.


Mike Mills » Billy Bragg from The Voice Project on Vimeo.


The Low Anthem » Phosphorescent from The Voice Project on Vimeo.


Broken Social Scene » Modest Mouse from The Voice Project on Vimeo.


Voxhaul Broadcast » Smashing Pumpkins from The Voice Project on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário