16 de dez. de 2010

Quantificando a Vida

Geralmente, quando ouvimos falar de “relatório anual” queremos distância! Com este, no entanto, é diferente… O designer Nicholas Feltron ficou famoso há cinco anos quando, justamente, lançou o primeiro volume do Feltron Report, onde relata, com um design pra lá de bem resolvido, dados pessoais do ano que passou. Sim, estamos falando de um personal anual report! Chique, não?!


Já na sua quinta edição, o Feltron Report registra tudo, desde o número de pizzas consumidas, os exercícios praticados, dinheiro gasto, meios de transporte utilizados e até mesmo o número de xícaras de cá tomadas ou todas as vezes que se foi ao banheiro.


A ideia deu tão certo que gerou uma plataforma social: a Daytum, uma rede para os fissurados em números e estatísticas. A ideia aqui é anotar e compartilhar minuciosamente tudo que se faz durante o dia, desde quando se acorda até a hora de dormir. Tudo vira estatística e infográfico automaticamente. E, o melhor, gratuitamente.


O Daytum lembra a ideia do Many Eyes, site criado pela brasileira Fernanda Viégas em 2007, já divulgado aqui no Mosca Branca. Ou seja, permite que as pessoas criem suas próprias visualizações de dados. Vale muito assistir a uma recente entrevista de Feltron concedida para a Slate. Nada mais na ordem do dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário