22 de ago. de 2010

Compras conscientes

Você está no supermercado e quer comprar um saco de granola. Saca o seu iPhone, aponta para o código de barras do produto e fica sabendo, num instante, que ele contem óleo de soja hidrogenado, xarope de milho e aspartame. Leia-se: alto teor de gorduras trans e açúcares. Rolando a tela, você descobre que a fábrica não tem política de reuso de água e a ética no ambiente de trabalho é controversa. No fim das contas, a granola ganha nota 3,8. Não, isso não é uma cena da versão ecológica dos Jetsons, é o presente: o site de pesquisa GoodGuide organiza informações de 75 mil produtos e suas companhias e os classifica com notas de 0 a 10, avaliados por sua performance em saúde, meio ambiente e sociedade.


A iniciativa é do professor Dara O’Rourke, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que num belo dia de sol resolveu investigar os componentes do filtro solar que espalhava na pele de sua filha. Encontrou substâncias cancerígenas e começou a levar o assunto a sério.

O vídeo abaixo detalha o funcionamento do aplicativo, infelizmente ainda restrito  à classificação de produtos comercializados nos Estados Unidos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário