14 de dez. de 2009

Wookieepedia: A Enciclopédia Jedi

Qual o ano de nascimento de Luke Skywalker? Em qual planeta os Jedis originalmente se formaram? Qual o nome da bisneta de Darth Vader?

Essas e outras curiosidades da saga Star Wars estão na Wookieepedia, uma espécie de Wikipedia voltada exclusivamente para o universo Star Wars onde se pode descobrir tudo e mais alguma coisa sobre uma das sagas cinematográficas de maior sucesso de todos os tempos.

Para os fãs, a referência é clara, mas se você ainda não entendeu a ligação, “Wookieepedia” é a mistura de “Wikipedia” com “Wookiee” – uma espécie de humanóide bípede peludo que habitava o planeta Kashyyyk e cujo mais notável membro foi Chewbacca, o melhor amigo e co-piloto de Hans Solo.

Tal qual a Wikipedia, trata-se de um espaço livre e colaborativo que já agrega cerca de 72 mil artigos detalhados sobre os filmes, bastidores, fãs, etc. Cada personagem, por exemplo, tem o seu artigo independentemente da importância do papel desempenhado nos filmes.

Na verdade, a wiki do Star Wars começou como um projeto ligado a ela. Em 4 de março de 2005, Chad "WhiteBoy" Barbry e Steven "Riffsyphon1024" Greenwood deram início ao que planejavam ser “a maior fonte de informação da saga, incluindo os filmes e o Universo Expandido”.

As referências à Star Wars estão por toda parte. Os programas criados para manutenção do sistema recebem o nome de “droids” (e não bots), sendo que o primeiro deles, responsável pela eliminação de repetições, foi chamado de R2-D2. Em seguida veio Whistler – que, segundo a Wookieepedia, é um robô da mesma série do R2-D2. Já o “Fórum” recebe o nome de “Senate Hall”.

E, “para quem curioso ficou”, Luke Skywalker nasceu no ano 19 BBY, os Jedis se formaram originalmente como um grupo de estudos filosóficos no planeta Tython e a bisneta de Darth Vader se chama Allana.
(Referência: Info)

Nenhum comentário:

Postar um comentário