22 de set. de 2009

Um livro para assistir

O escritor e produtor Anthony Zuiker estava dirigindo por Las Vegas quando teve a ideia de escrever o seriado policial Crime Scene Investigation (CSI), sucesso da televisão que ziguezagueia das investigações dos peritos para flashbacks constantes dos crimes cometidos. Agora, Zuiker decidiu tentar algo mais ousado: acaba de criar um livro para romper os limites tradicionais da narrativa literária.

Lançado nos Estados Unidos no início deste mês, Level 26, assim como CSI, tem a ver com pessoas mortas de maneira horrível. Desta vez, sempre pelo mesmo assassino, o contorcionista Sqweegel, que passa a ser perseguido por Steve Dark, um ex-agente do FBI . No entanto, o grande diferencial do projeto, apelidado pelo próprio Zuiker de “romance digital”, ou “digi-novel", é a aposta na convergência de mídias. O romance policial convida os leitores mais ou menos a cada 20 páginas do texto a irem a um site onde, com uma senha, poderão assistir a uma “ciberponte”, filme de 3 minutos relacionado à trama. Como o livro tem vinte capítulos será uma hora de filme no total.

O site permite ainda que o usuário possa conversar com Zuiker e outros envolvidos na produção do livro e se tornar um 'level26er', ou seja, participante de uma rede social que, entre outras coisas, poderá colaborar com o rumo dos personagens no segundo e terceiro volumes da obra, previstos para serem publicados em 2010 e 2011. Na sequência, virão ainda programas para iPhone, merchandising e graphic novel.

Level 26 deverá chegar ao Brasil somente em novembro pela editora Record com o título provisório de Grau 26 - A Origem do Mal. Assista o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário