25 de set. de 2009

Os novos nefelibatas

O termo nefelibata se refere àquele que vive nas nuvens, ou seja, se aplica muito bem a idealistas, utópicos e afins, figuras raras nos dias de hoje. De certa forma, no entanto, os adeptos da The Cloud Appreciation Society (algo como Clube para Apreciação das Nuvens) poderiam perfeitamente ser chamados de 'os novos nefelibatas'.

Sim, eles são idealistas, mas acima de tudo querem dias mais nublados. Por trás da ideia, Gavin Pretor-Pinney, autor do best seller mundial 'Guia do observador de nuvens', publicado no Brasil pela editora Intrínseca, recentemente adquirida pela Sextante.

"Sempre adorei ficar olhando as nuvens. Não há nada igual na natureza no que diz respeito à sua variedade e carga dramática. Nada se compara a sua beleza efêmera, sublime", afirma Pretor-Pinney, que já tem mais de 18 mil seguidores no seu site, criado em 2004.

O endereço eletrônico, que surgiu de uma palestra em um festival literário na Cornualha, reúne gente do mundo todo, de metereologistas e físicos a simples admiradores que escrevem, fotografam, pintam nuvens, ou apenas discutem tudo o que possa ter a ver com o tema.

O site exibe uma exuberante galeria de fotos de nuvens (que está aberta, inclusive para a contribuição), um blog com “novidades nebulosas”, um shopping virtual com toda a sorte de produtos temáticos, e até duvidosas poesias dedicadas a… adivinhe o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário