25 de ago. de 2009

Botando o Sonho em Campo

O projeto DreamFields , capitaneado pelo radialista John Perlman, tem como objetivo levantar recursos que incentivem a prática do futebol em pequenas cidades e escolas rurais na África do Sul, aproveitando o ensejo da realização da Copa do Mundo em 2010. Uma das principais ações é a produção de “dream bags”, que são, na verdade, kits com bolas, chuteiras, camisas numeradas, shorts e meiões. Mais de 776 já foram distribuídas desde outubro de 2007, quando o projeto começou.
Além disso, os organizadores promovem campeonatos - dream events - e a construção de campos - dream fields - para a prática do esporte. O DreamFields Project conta com o apoio do Ministério da Educação e o patrocínio da BHP Billiton e Old Mutual. A meta é construir 32 campos de futebol até o final de 2010, sendo que até o momento apenas oito foram viabilizados.
O projeto está no Facebook e no Flickr e conta também com várias ações de divulgação. Em uma delas, a BBDO distribuiu jornais sul-africanos de grande circulação embrulhados em uma sacola plástica, com o seguinte texto:

"Isso é uma bola de futebol, ou uma sacola de plástico como é mais conhecida.Você está segurando parte de um sonho em suas mãos, o único sonho de algumas crianças que jogam em campos de várzea cheios de lama. Uma sacola dessas é preenchida com mais sacolas e amarrada com corda, até parecer com uma bola. E como uma bola real, é chutada e divida por crianças com olhos brilhantes, cheias de esperança no coração. Pense em quantas estrelas não são notadas, só porque não têm acesso a instalações básicas"

Outra ação interessante tomou parte de alguns dos vários campos de golfe da região que, diga-se de passagem, equivalem em área a aproximadamente 500 campos de futebol. Uma bandeirinha de escanteio foi postada delimitando o território das tacadas com a seguinte mensagem:

“Bom dia golfistas. Não se preocupem, isso não é nenhum programa absurdo de redistribuição de terra feito para atrapalhar a sua tacada. Mas pelo menos conseguimos chamar a sua atenção. Mesmo assim, o que precisamos mesmo é da sua assistência. Nós somos um grupo de corporações e indivíduos com o sonho de construir o maior número possível de campos de futebol em pequenas cidades e áreas rurais. Você pode patrocinar este sonho e favorecer milhões de crianças. Pense nisso e agora aproveite o seu jogo”


Veja abaixo o vídeo case do projeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário