30 de jun. de 2009

Lixo Patrocinado

A TerraCycle é a companhia responsável pelo conceito de 'lixo patrocinado'. Fundada em 2002 pelo húngaro Tom Szaky, a empresa desenvolveu um portfolio de produtos reciclados, que depois são vendidos em grandes redes de supermercado, como WalMart e Home Deport. Hoje ela tem parcerias de coleta e produção de bolsas, mochilas, vasos, carteiras e outros adereços com mais de 20 indústrias, como Kraft, Mars, Ben & Jerry e Pepsico.

A estratégia do 'lixo patrocinado' começou em 2007 quando Gary Hirshberg, fundador e presidente da Stonyfield Farm, líder em iorgutes orgânicos nos Estados Unidos, queria uma solução para os potes de plástico descartados da marca. Os potes foram transformados em vasos para plantas.

A grade sacada da TerraCycle, enfim, foi criar um modelo de negócios sedutor tanto para grandes empresas como para consumidores em tempo de aquecimento global. No caso das grandes empresas, ela consegue emprestar uma imagem sustentável a um risco baixo. O único investimento que uma grande indústria tem que fazer é patrocinar pontos de coleta das embalagens. Boa parte do acabamento dos produtos finais está terceirizada para indústrias mexicanas - e é bancada integralmente pela TerraCycle


Para recolher em todo o território americano as embalagens descartadas que usa para fabricar muitos de seus produtos, a TerraCycle criou o que batizou de 'brigadas'. Na prática, são pessoas de todas as idades que, cadastradas numa escola, numa igreja ou numa ONG, recebem da empresa uma bonificação simbólica de alguns centavos de dólar por embalagem que coletam e enviam gratuitamente pelo correio para a sede da companhia. Atualmente, a TerraCycle tem cerca de 30 mil brigadas no país.


A empresa está chegando ao Brasil, na sua primeira incursão fora dos Estados Unidos, graças a uma parceria com a Pepsico. Incialmente, a proposta é reciclar embalagens que forem descartadas nas fábricas. A confeccção de artigos como mochilas, bolsas e carteiras, está a cargo de 100 costureiras da Solidarium, empresa com sede em Curitiba que apoia microempreendedores.

(Referência: Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário