26 de jun. de 2009

A dança da sustentabilidade


A sustentabilidade está cada vez mais associada a divertimento. A prová-lo, surge o conceito de Sustainable Dance Floor. Este conceito vem revolucionar a diversão noturna, aliando a performance ambiental à dança. Com o lema People – Planet - Party, o conceito pretende criar clubes noturnos com pistas de dança onde se empregue uma tecnologia que permita a produção de energia através do movimento do corpo, levando os eventos a uma nova dimensão.

Como funciona? O Sustainable Dance Floor é uma fusão entre a eletrônica, softwares e materiais inteligentes e duráveis. Consiste em módulos que medem 65 x 65 cm cada um, com mobilidade de 1 cm na vertical quando alguém dança sobre eles. Esses movimentos são transformados por um motor em eletricidade. Cada pessoa pode produzir entre 2-20 Watts, dependendo do seu peso e atividade na pista de dança.



A energia gerada é utilizada para iluminar o chão de maneira interativa. O chão exibe diferentes níveis de cores em função da intensidade energética, gerando uma experiência visual única.

A tecnologia, desenvolvida na Holanda pela Universidade de Delft em setembro do ano passado, vem sendo aperfeiçoada para permitir a utilização da energia para outros fins, como, por exemplo, fornecer energia ao clube.

Disponível para qualquer clube através de versões definitivas ou versões móveis, destinadas a festas isoladas. A sua construção modular permite também que o chão seja disponibilizado em várias dimensões.
Confira no vídeo uma amostra do potencial da tecnologia em um clube de Rotterdam.



(via Obvious)

Nenhum comentário:

Postar um comentário