21 de jan. de 2009

Os amantes da música devem conhecer o scat singing. Criado nos anos 20 pelo mestre do jazz Louis Armstrong, o scat nada mais é do que a habilidade de improvisar com sílabas sem sentido. É como se a voz do cantor de tornasse um instrumento de ritmo e melodia, emitindo notas musicais, sem pronunciar nenhuma frase. Desde sua invenção, a técnica é adotada por artistas de todo o mundo. De Paul McCartney a Ed Motta. De Elza Soares a Ella Fitzgerald, considerada a rainha do gênero.

Inspirada nesse tipo de brincadeira vocal, a empresa D'Accord, do Recife, desenvolveu um jogo para download. A idéia é simples: o jogador produz com a própria voz sons que substituem a bateria de uma música em MP3. Batizado de VJ Night, o produto será vendido pela Internet para mais de 80 países e deverá ter versões para os videogames Wii e Xbox.

A invenção rendeu a Américo Amorim, 27 anos, sócio da empresa, o convite para concorrer no final do ano passado ao prêmio Jovem Empreendedor do Ano, promovido pelo British Council.

(via PEGN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário